Posts mais populares

Posted by : Rayflo

Eu tinha que falar sobre isso.

Está me corroendo há um tempo e eu até parei o post (enorme) sobre a temporada de animes para falar sobre um assunto que muita pouca gente fala: as identidades de gênero de personagens em animes e mangás.
Primeiro, o que é identidade de gênero? É a maneira como alguém se sente e se apresenta para si e para as demais pessoas como masculino ou feminino, ou ainda pode ser uma mistura de ambos (genderfluid), ou nenhum dos dois (não binários), independentemente do sexo biológico (fêmea ou macho) ou da orientação sexual (homo, hetero, pan ou bissexual).
Mas o que isso tem a ver com animes e mangás? Simples, existem personagens que são trans, não binários e genderfluid, mas muita gente desconhece ou ignora isso.
Vamos começar falando de Tooru Mutsuki de Tokyo Ghoul, o garoto trans que me levou a esse post.



Vamos deixar bem claro:
Tooru Mutsuki é um garoto. GAROTO.
Em toda maldita tradução em português INSISTEM em tratar ele no feminino, embora ele já tenha dito para tratarem ele como um garoto, tenha falado que se sente desconfortável sendo tratado e usando roupas "femininas", até na própria Wikia tem uma diferenciação entre o gênero e o sexo dele, você encontra aqui. A única coisa que me deixa mais calma é saber que, pelo menos do fandom gringo, tratam ele conforme seu gênero, no masculino.
Porque é tão difícil assim respeitar a identidade de um personagem?
Outro exemplo bem claro, mas que o anime acabou estragando tudo é Hanji de Shingeki no Kyojin.




Hanji é um personagem não binário. Ponto. Não tem essa de "mas no anime é mulher".
Sim, que se dane o anime, é mais fácil você colocar um personagem não binário como mulher do que dar a cara a tapa com um não binário, o que aconteceu com Crona em Soul Eater, o que ainda hoje gera discussões ao estilo: "é homem ou mulher?". É um não binário, parem de tentar "adivinhar" ao invés de aceitar esse fato.
No caso de Hanji, o próprio Isayama (autor de SNK) disse que cada um via da forma que preferisse, porque não tinha pensado em um gênero definido, chegando até mesmo a instruir a sua equipe a fazer o mesmo. No Tumblr da Kodansha, editora que publica o mangá, eles respondem uma pergunta a respeito dizendo isso, veja aqui. O mais interessante é que em outra entrevista Isayama afirma que Hanji faz xixi em pé, o que nos faz deduzir que pode ser do sexo masculino, mesmo sendo agênero. Eu colocaria a entrevista aqui, mas perdi o link quando meu notebook deu problema, se alguém encontrar, me avise que eu coloco aqui.
Poderíamos fazer uma lista enorme de personagens não-cis, mas antes de terminar, gostaria de lembrar de Grell de Kuroshitsuji, que é uma mulher trans. Isso mesmo, não é um "viado divoso", é uma mulher trans, confirmado pela própria mangaká.




Graças a transfobia ainda muito forte atualmente, ainda temos que encarar e lidar com pessoas que, além de não respeitar, fazem pouco caso, como se fosse algo absurdo de aceitar. Não é, é bem simples.
Aos fansubs, por favor, se vão pegar um mangá para traduzir, tenham um pouco de sensibilidade para perceber essas coisas. Pode parece besteira, mimimi, mas é muito importante a visibilidade que personagens assim trazem. Infelizmente não tenho tempo suficiente para montar um grupo de tradução que respeita os personagens como são, mas espero que um dia tenhamos um assim.

Talvez eu me aprofunde mais nesse assunto futuramente, por hoje é isso.
Beijos :*

{ 8 comentários... read them below or Comment }

  1. Até que enfim um blog que não fala merda sobre ele. Um homem trans. Sim, existimos no mundo real e anime também.

    ResponderExcluir
  2. Porra, por que ninguém respeita pessoas não binários. Isso me irrita muito, o ódio que sinto é indescritível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. As pessoas simplesmente não se deixam entender! Isso é ridículo! A maioria tem a mente fechada para essas "bobagens", e por isso pensam que só existe heterossexualidade neste mundo. Que saco!

      Excluir
  3. Amei, perfeita a postagem. Pena que é tão difícil encontrar postagens desse tipo.
    Como não binário gostaria muito de ter mais representatividade nesse tipo de mídia. Então fico muito puto quando "apagam" o mínimo de representatividade que existe.

    ResponderExcluir
  4. que post necessário! muito obrigada por issoooo <3

    ResponderExcluir
  5. putz discordo da hange! O gênero dela é pode ser escolhido pelo leitor, ou seja,ao meu ver ela nao tem gênero. Eu simplesmente posso falar que a hange é genero fluido! ou homem trans, mulher cis, mulher trans, homem cis, nb e etc. Isayama fala sobre isso, você escolhe sobre o gênero e pronomes da hange. Sobre Mutsuki eu concordo ate pq fala no mangá que o pai dele batia nele por ele ser designado mulher, então ele se descobriu homem trans e prefere o masculino . O último nao conheço. Obs: podem discorda da minha opinião CLARO,mas nao precisa ofender 🤞🤞

    ResponderExcluir
  6. naooo hange é não binario e o autor confirmou o que pode ser escolhido é apenas o pronome não o genero

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 Depósito da Rayflo - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -